segunda-feira, 18 de junho de 2012

Construção em terra crua


As vantagens da construção em terra crua:

1 - Permeabilidade à radiação solar.
2 - Durabilidade, o solo não entra em ciclos de degeneração.
3 - Regulador térmico.
4 - Isolamento térmico.
5 - Regulador higroscópico¹.
6 - Ausência de toxicidade.
7 - Recurso renovável, abundante e local.
8 - Ausência de eletricidade estática.
9 - Absorção de odores e dissolução de gorduras.

É uma solução ecológica, uma técnica construtiva que não necessita de mão de obra especializada. Sendo a autoconstrução a solução lógica em países onde a maioria da população não detém recursos econômicos que permitam aceder a um alojamento digno. Além do seu baixo custo e do seu processo tecnológico simples, a arquitetura de terra possui características térmicas e acústicas excelentes. No entanto, as construções em terra são particularmente vulneráveis a fenômenos naturais tais como sismos², chuva e inundações.

Desvantagem:

A construção tradicional em terra possui uma resposta fraca à ação sísmica sofrendo danos severos ou colapso total, e causando a perda de vidas humanas e bens. A deficiência sísmica é provocada pelo elevado peso das construções, a reduzida resistência mecânica e o comportamento frágil.

O adobe, a taipa-de-pilão e o pau-a-pique são apenas algumas das técnicas construtivas em terra crua, abrangendo uma variedade de aplicações de processos e materiais para erguer paredes, muros, arcos, cúpulas e moradias inteiras, que acompanham as diferenças territoriais, climáticas e geológicas de cada local.

Higrômetro¹ - Instrumento para medir o grau de umidade da atmosfera.
Sismos² - Libertação súbita de energia que provoca movimentos da superfície terrestre. = Abalo sísmico, terremoto, tremor de terra.